Categorias

5 dicas para otimizar a logística de distribuição

Otimizar a Logística de Distribuição

5 dicas para otimizar a logística de distribuição

Conseguir otimizar a logística de distribuição é sinônimo de melhoria nos resultados e operações mais eficientes, o que impacta de forma direta a satisfação dos seus consumidores.

Pensando nisso, resolvemos listar 5 dicas que vão ajudar a aprimorar essa área. Falaremos também sobre como a mobilidade corporativa se torna uma aliada, fazendo com que a gestão alcance os objetivos propostos e  aumente sua eficácia.

Quer saber que dicas são essas? Então, continue com a leitura!

1. Faça o mapeamento de processos

O mapeamento de processos pode ser definido como o estudo das atividades, do momento em que elas se iniciam até a etapa final. O objetivo é analisar os métodos de trabalho e conseguir identificar as falhas que ocorrem em cada um deles, bem como relacionar quais são as melhorias que podem — e devem — ser feitas.

2. Implemente as mudanças necessárias

Depois que o mapeamento é concluído, as causas dos problemas e seu ponto de ocorrência se tornam conhecidos, o que facilita a elaboração de soluções mais acertadas.

Sendo assim, esse é o momento de adotar todas as mudanças necessárias e monitorar os resultados. Caso sejam positivos, é preciso formalizar o novo processo — por meio de um documento, normalmente chamado de Instrução de Trabalho — e divulgá-lo para os colaboradores.

Caso ainda sejam detectados alguns problemas, é preciso fazer um novo mapeamento e identificação das causas, reiniciando o ciclo.

3. Promova treinamentos para a equipe

Mesmo que seus processos estejam bem estruturados, é preciso lembrar que eles são executados por pessoas e que elas também são grandes responsáveis pelos resultados alcançados.

Logo, vale a pena investir em treinamento e capacitação, expondo os novos métodos de trabalho, explicando quais são os objetivos, o que se espera da equipe, entre outras coisas. Além disso, o ideal é também promover o desenvolvimento dos colaboradores, fazendo com que se tornem profissionais mais qualificados para as atividades.

4. Acompanhe os resultados da logística de distribuição

Se você tem como objetivo otimizar a logística de distribuição, então é crucial acompanhar o desenvolvimento das atividades e os resultados que elas proporcionam.

Para isso, vale a pena criar e gerir indicadores de desempenho, que permitem acompanhar melhor as operações de maneira ampla. No que diz respeito aos processos relacionados a essa área, podem-se acompanhar indicadores como, por exemplo:

  • nível de serviço de entrega;
  • impacto do custo do frete sobre o valor de venda do produto;
  • índice de não conformidades, como atrasos, avarias e extravios, por exemplo;
  • tempo total do ciclo do pedido;
  • índice de atendimento de pedidos;
  • percentual de pedido perfeito.

Nesse sentido, o uso de aplicativos corporativos ajudam aprimorar esse controle, oferecendo ferramentas que utilizem as informações captadas com técnicas de Business Intelligence, com painéis que integram, centralizam e disponibilizam os dados para os usuários.

5. Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia promove a automatização das atividades, garantindo maior agilidade, aumento da produtividade, melhoria na comunicação, facilidade no acesso e compartilhamento de informações, maior segurança e confiabilidade dos dados, redução de custos, entre várias outras vantagens.

No que diz respeito à logística de distribuição, ainda é possível contar com a mobilidade corporativa, que ajuda a acompanhar o trabalho de equipes externas, permitindo que o gestor tome decisões de maneira mais rápida, mas ao mesmo tempo de forma precisa.

A logística de distribuição é responsável pelo processo que liga a sua empresa diretamente ao cliente, por meio da entrega dos pedidos. Portanto, mesmo que seus processos internos estejam bem alinhados, se essa área não for bem planejada e apresentar muitas falhas, todo o esforço das etapas anteriores é em vão.

O que achou desse artigo sobre logística de distribuição? Aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo e continuar acompanhando outros conteúdos como esse que postamos aqui no blog!