Categorias
45832-x-cuidados-para-que-uma-estrategia-de-mobilidade-corporativa-funcione

7 cuidados para que uma estratégia de mobilidade corporativa funcione

Estratégia de mobilidade corporativa é um jeito eficiente de reduzir custos com impactos positivos na produtividade de seu negócio, além de uma melhoria na qualidade de vida e flexibilidade das condições de trabalho.

Oferecer acesso ao que há de mais importante para seus profissionais executarem as principais tarefas que dizem respeito à sua atividade empresarial é um dos aspectos mais fortes dessa tendência, que permite levar o escritório para onde você for.

Veja como definir a estratégia de mobilidade corporativa que vai alavancar de verdade seus negócios e trazer resultados de impacto para sua empresa.

1. Planeje bem antes de implementar

Computação em nuvem é tão importante para a mobilidade quanto sua eficiência, e compartilhar servidores é uma forma de obter mais por menos. Organizações precisam planejar sua implementação e analisar o volume e tipo de dados que precisam transitar por essas redes.

Avaliar sua demanda é o primeiro passo para um bom planejamento estratégico. É durante essa etapa que viabilizamos a redução de custos, encontrando software capaz de integrar sua equipe remotamente e automatizar tarefas de rotina.

Antes de dar início a uma estratégia de mobilidade corporativa, sua empresa deve avaliar o tamanho de seu quadro de funcionários, a produtividade atual, além do custo de ferramentas, licenças e armazenamento. Sua introdução pode se gradual e deve vir junto a uma mudança de mentalidade, capaz de indicar a seus colaboradores os benefícios da troca e colocá-los em sintonia com uma nova forma de trabalhar, não mais presa nas mesas de escritório.

2. Defina metas de acordo com sua estratégia de mobilidade corporativa

Avaliar o desempenho de sua estratégia mobile só será possível com a definição de metas e parâmetros por meio dos quais se deve comparar a produtividade e flexibilidade anteriores à implementada. Definir indicadores de performance capazes de medir o sucesso de cada iniciativa é imprescindível, bem como metas que reforcem os benefícios da técnica para seu negócio.

Se seu objetivo é diminuir retrabalhos ou flexibilizar o ambiente de trabalho, não importa: defina metas claras, estabeleça um prazo para sua execução e acompanhe de perto os resultados para uma gestão ainda mais eficiente.

3. Invista em segurança de dados

Para que sua estratégia de mobilidade corporativa atinja suas metas, é preciso investir em segurança. Quando as principais informações do seu negócio (ou pelo menos parte significativa delas) está na nuvem, é fundamental proteger e zelar para que elas não sejam comprometidos.

Dados confidenciais devem ser tratados como tal e precisam de cuidado extra na migração para a nuvem. Políticas rígidas de segurança vão além da implementação de senhas e criptografia para impedir o acesso a essas informações. Defina protocolos de segurança e quem tem privilégios o suficiente para visualizar dados sigilosos.

Reforçar o compromisso de sua empresa com a segurança é algo que deve ser feito mesmo antes de traçar um plano de mobilidade corporativa e obter segurança tanto em dispositivos móveis quanto no desktop é o que garante seu sucesso.

4. Ofereça experiências completas no mobile

Quando fazemos um bolo, precisamos reunir ingredientes, materiais e seguir determinadas instruções. São elas que garantem a fermentação adequada e o crescimento do produto final. No mobile, não é muito diferente.

Se sua empresa pretende investir numa estratégia corporativa mobile, será essencial reunir tudo o que seus funcionários precisam em um só lugar. A virtualização se torna obrigatória para que isso possa acontecer, organizando suas ferramentas, arquivos e fluxo de trabalho em um só lugar.

5. Virtualize para utilizar melhor seus recursos

Virtualização não requer que seu negócio invista em novos equipamentos, o que significa quase uma vida extra para sua infraestrutura de TI. A otimização no uso de recursos já existentes pode acontecer graças à utilização de software instalado nos servidores de terceiros e acessível pela internet.

Isso significa que sua empresa não precisa das máquinas mais poderosas para executar suas atividades, já que pode se beneficiar do poder de processamento de grandes data centers ao redor do globo com a nuvem.

Para a mobilidade, significa também aproveitar o que sua empresa já tem, em recursos humanos e tecnológicos. Dar acesso a seus colaboradores, mediante senha e o uso de apps específicos a suas principais ferramentas de trabalho sem que eles precisem trocar de aparelho.

6. Engaje sua equipe ao longo da mudança

Não adianta investir em ferramentas de produtividade e ignorar as expectativas dos colaboradores. Junto à mobilidade corporativa, sua empresa deve operar uma mudança de cultura que incentive seus quadros a se beneficiar dela.

Treinamentos, suporte e a padronização de processos (tornando requisito obrigatório o uso dos instrumentos mais eficazes para tal) são fundamentais para que sua estratégia não fique só no papel. Engaje seus funcionários e evidencie os benefícios que a flexibilidade trará para suas rotinas.

7. Escolha o fornecedor certo para implementação

Encontrar o parceiro certo para implementar uma estratégia de mobilidade corporativa é outra das preocupações que devem estar na sua lista. Busque referências e invista em experiência comprovada na utilização de metodologias, processos e redes seguras para determinar a eficácia da migração.

Fornecedores vão revisitar suas metas e estratégias como definidas anteriormente e garantir formas de realizar cada entrega com velocidade e praticidade. Soluções de mobilidade corporativa devem estar adequadas aos objetivos de seu negócio, ou seja, têm de qualificar a experiência já obtida atualmente.

Visitas técnicas e trabalho de campo podem ser mais eficientes com o auxílio de software instalado em seu celular, pronto para receber informações e realizar a checagem automática com relação aos parâmetros definidos. A melhora da comunicação entre seus times é outra realidade do mobile e investir num pacote de internet veloz para os smartphones corporativos é uma boa forma de intensificar seu uso.

Alternativas inovadoras em mobilidade empresarial são motores do crescimento, mesmo em tempo de crise. Seguindo estas dicas, será possível implementar aplicativos de gestão capazes de aumentar a produtividade dos colaboradores sem comprometer a segurança de suas operações.

A ampla oferta de smartphones transformou nossa forma de lidar com a internet e vai transformar nossa forma de lidar com o trabalho também. Com a possibilidade de estar conectada o tempo todo, sua equipe pode cumprir tarefas com maior eficiência, obtendo dados sobre clientes e projetos de onde estiver. No mercado brasileiro, mais de 70% das empresas já se beneficiam de alguma forma dessa mobilidade.

Ter uma estratégia de mobilidade corporativa que funciona é seu objetivo? Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião!