Categorias
Aplicativos de logística: veja como eles podem beneficiar sua empresa

Aplicativos de logística: veja como eles podem beneficiar sua empresa

A tecnologia está presente em qualquer lugar. Mais do que isso, estamos conectados todos os dias, seja por meio dos smartphones, tablets ou mídias sociais. E em uma empresa a tecnologia também deve-se fazer presente, principalmente em formato de aplicativos de logística.

O motivo até que é interessante: a logística é uma área que envolve todo o empreendimento, já que engloba desde os setores que vão produzir o produto até a cadeia de suprimentos e entrega. Logo, a partir do momento que você investe nesse tipo de tecnologia, alcança maior integração e, por consequência, mais produtividade.

Sabe-se que muitos empreendedores buscam reduzir os custos operacionais e encontrar formas de otimizar os processos, seja para organizar o estoque, reunir os relatórios diários e ajudar na entrega. E os aplicativos de logística podem ser muito úteis no seu dia a dia. Quer saber como? Confira!

Redução de custos

Ao adotar um aplicativo conectado à rede, os funcionários podem relacionar-se entre si, desde o setor de entrega até o fornecedor, diminuindo o custo de ligações, por exemplo. Além disso, um aplicativo de gestão de estoque pode organizar por completo o inventário, saber o que sai e o que entra e até fazer relatórios diários de produtos que mais têm rotatividade.

Isso faz com que você não precise de mão de obra destacada apenas para essa função.

Maior controle dos processos

Os processos operacionais passam de um profissional para outro profissional o que pode aumentar a chance de erros humanos. Com os aplicativos, você tende a ter maior controle sobre as tarefas e responsabilidade de cada um, monitorando e verificando o índice de qualidade. Assim, você saberá gerenciar melhor as aplicações, sabendo ao certo como promover feedbacks em relação a cada atividade.

Além disso, terá em mãos a chance de verificar qual setor está improdutivo, agindo sobre ele.

Maior facilidade de acesso das informações

Ao adotar a tecnologia dos aplicativos, você terá acessos às informações em tempo real. Isso é uma ferramenta muito boa para planejar estratégias que visem à redução de custos, despesas e mão de obra. Aliás, com os aplicativos você terá como interpretar os dados, verificando os resultados em relação a uma entrega (se o cliente ficou satisfeito, se houve dano, se o produto entregue foi errado, etc.).

A tecnologia permite que você agilize as informações e resolva os problemas de forma mais rápida e eficiente, garantindo maior produtividade e credibilidade para sua marca.

Aplicativos de logística otimizam a entrega

O aplicativo de gestão de coletas e entregas na logística, além de oferecer a localização dos entregadores e o tempo restante para chegada ao destino, também controla e define as rotas e o sequenciamento de entrega.

Uma das funcionalidades mais utilizada é a assinatura no celular do recebedor da mercadoria/carga. Isso é muito prático e muito cômodo, afinal, o entregador saberá qual rota deve tomar (e que gaste menos combustível também) e por onde começar suas entregas.

Com isso, o empreendedor acaba sabendo, em tempo real, se houve algum problema na entrega ou na rota, preservando a segurança do motorista inclusive. É muita mobilidade!

Você já sabia que havia tantos benefícios ao utilizar os aplicativos de logísticas? Já pensou em adotar um no seu negócio? Deixe seu comentário e conte para nós!