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Entenda os 5 benefícios da automação de field service

A tecnologia avança rapidamente sobre a vida das pessoas, mudando hábitos diários e transformando as formas de comunicação. A cada dia novas ferramentas surgem e a adaptação a essas novidades é primordial. Em se tratando de empresas, estar atento às novas tendências é o diferencial para permanecer sempre à frente da concorrência.

E uma das novas práticas que os negócios estão adotando é a automação de field service por sua grande capacidade de alavancar as vendas e aumentar a produtividade. Ao automatizar diversas tarefas de suas equipes de campo, você dá mais rapidez aos processos e entrega um serviço de melhor qualidade ao cliente.

Entenda neste post como funciona essa tecnologia e quais benefícios ela pode trazer para sua empresa:

Como funciona a automação de field service?

A automação é um sistema destinado à operacionalização e controle dos processos de produção por meio de aplicativos e softwares especialmente desenvolvidos para esse fim. Tal facilidade proporcionada pela evolução da tecnologia permite racionalizar atividades recorrentes, dando mais controle e rapidez.

Automatizar os serviços e suas equipes em campo significa padronizar sistemas e torná-los mais modernos e ágeis. Os aplicativos podem auxiliar na força de vendas,no acompanhamento da logística (coleta e entrega), nas ordens de serviço e no trademarketing.

Quais são os principais benefícios?

Implantar a automação de field service traz muito mais mobilidade para a rotina de trabalho. Ter acesso a ordens de serviço, inventário e dados de clientes por meio da conveniência de um smartphone ou tablet dá mais força para seus funcionários da linha de frente para produzirem mais a cada dia.

Redução de custos

Ter acesso em tempo real ao andamento dos gastos e à efetividade dos negócios, tornando mais fácil medir e gerenciar as finanças é um dos principais ganhos com a automação de field service.

Outro ponto importante é que, uma vez que esses sistemas funcionam baseados na computação em nuvem, gastos com manutenção preventiva e corretiva de hardware ficam extremamente reduzidos.

Aumento da produtividade

Gerentes e supervisores podem ter um maior controle sobre as tarefas designadas para as equipes e acompanhar facilmente a produtividade de cada funcionário por meio de interfaces com dados completos sobre as demandas.

Com isso, analisar a performance dos times é muito mais rápido, identificar áreas que precisem de redução de tempos de viagem e agendar mais serviços durante o dia é facilitado já que a visibilidade é aumentada.

Automatização da programação de tarefas

Usando essa ferramenta, os gerentes conseguem saber onde estão os trabalhadores em tempo real. O time inteiro está conectado entre si e todos conseguem acompanhar o desenvolvimento das operações e se ajudar mutuamente.

O mais interessante é que por meio de aplicativos de automação de field service, as ordens de serviço são atribuídas de acordo com as especificidades do trabalho (prioridade, recursos disponíveis, habilidades necessárias para executá-lo, localização e custos de viagem). Com isso, fica mais fácil tomar decisões quanto a mudanças na agenda e ter certeza de que as despesas estão sendo devidamente organizadas.

Velocidade

O tempo de viagem é reduzido pois as tarefas podem ser designadas de qualquer lugar, já que não é mais necessário o retorno ao escritório para pegar demandas. A equipe pode acessar serviços e agendas via qualquer dispositivo móvel que tenha conexão com a internet.

Quando o funcionário pode cotar, tirar faturas e aceitar pagamentos diretamente do trabalho em campo, o fluxo de caixa corre bem mais rápido. Por isso é tão importante adquirir aplicativos para facilitar as práticas de trabalho.

Satisfação dos clientes

Quando um vendedor, atendente ou técnico tem em mãos o histórico de interações e preferências do cliente, ele consegue entregar um serviço muito mais personalizado e eficiente, em que as duas partes saem beneficiadas.

Quanto o cliente se sente especial e tem suas expectativas superadas, sua fidelização e recomendação para amigos está muito mais próxima. Além disso, o funcionário que o atendeu é visto como proativo e um parceiro valioso.

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