Categorias
automação de processos com tecnologia

5 exemplos de automação de processos com tecnologia

A automação de processos está cada vez mais presente em nossas vidas. Tarefas que antigamente eram realizadas de forma manual e trabalhosa, hoje são concluídas com apenas alguns toques na tela de um celular.

Essa evolução tecnológica somada à popularização da internet são dois dos principais fatores que têm contribuído para que cada vez mais processos cotidianos, empresariais ou pessoais, sejam automatizados. Saiba mais sobre o assunto e entenda como automatizar processos!

O que é automação de processos?

A automação de processos refere-se à utilização da tecnologia, sistemas e processamento de dados em benefício de controles e processos operacionais do cotidiano de uma empresa, utilizando a automatização para substituir atividades manuais.

A automação de processos, visa aumentar a produtividade de um determinado projeto, reduzir custos operacionais, aumentar o desempenho e gerar vantagem competitiva para a empresa.

Quais são seus benefícios para as empresas?

  • Reduz o tempo de produção;
  • permite o gerenciamento de processos, seja qual for a etapa em que ele se encontra;
  • integra diversos setores dentro da empresa, facilitando a comunicação entre departamentos;
  • define e controla indicadores de performance;
  • realiza o monitoramento de resultados em tempo real;
  • ajuda a otimizar a tomada de decisões;
  • reduz o tempo de atividades operacionais;
  • possibilita que vulnerabilidades, má aplicação de recursos e pontos críticos da empresa sejam identificados e corrigidos;
  • gera relatórios precisos sobre os índices de produtividade da empresa;
  • permite a integração de multiplataformas.

Exemplos de automação de processos com tecnologia

1. Automação de tarefas

Um e-commerce que possui alto fluxo de vendas diárias precisa emitir notas fiscais sobre cada venda. Efetuar esse serviço manualmente exigiria um grande desperdício de tempo e recursos.

Essa tarefa pode ser automatizada por meio de um sistema inteligente e independente, dispensando a necessidade de um usuário para efetuar o trabalho manualmente, otimizando o nível de produtividade da empresa.

2. Automação de rotas de entrega

Essa é uma das melhores formas de aumentar a credibilidade da empresa mantendo uma relação transparente com seus clientes, permitindo que eles confiram em tempo real cada detalhe ocorrido durante a entrega de seu produto.

O aplicativo permite que o motorista registre o local exato da entrega, colete a assinatura digital do destinatário e fotografe o canhoto de recebimento. Além disso, caso a entrega não ocorra, as informações são registradas e enviadas à central.

3. Automação de processos na indústria de alimentos

A indústria de alimentos é um mercado muito movimentado, pois, além de possuir uma demanda constante, também é preciso considerar uma série de variáveis, como o fato de a matéria-prima ser altamente perecível.

Felizmente, a automação de processos também oferece soluções para este setor comercial. Um aplicativo corporativo focado na indústria de alimentos oferece vantagens como:

  • otimização do controle de pedidos de insumos;
  • eficiência na gestão de estoque de matéria-prima;
  • categorização dos alimentos por peso, valor, condição de armazenamento e qualidade.

4. Automação em negócios de ouvidoria

A ouvidoria é um dos setores mais importantes em uma empresa, pois é responsável por mensurar o nível de qualidade de seus serviços, produtos, atendimento ao cliente e até mesmo por ajudar na tomada de decisões.

Mas o grande volume de informações recebidas — para que a função da ouvidoria seja desempenhada com eficiência — necessita de um sistema automatizado para:

  • registrar ocorrências, contatos e sugestões;
  • encaminhar ocorrências para os devidos departamentos;
  • efetuar o monitoramento do tempo de atendimento;
  • monitorar o período de resposta;
  • receber feedbacks;
  • mensurar o nível de satisfação do cliente.

5. Automação para a equipe de força de vendas

O uso de aplicativos corporativos para automação de processos é uma tendência que vem crescendo significativamente nos últimos anos, principalmente em comércios que lidam com uma grande demanda de vendas diariamente.

Um aplicativo corporativo que otimiza a produtividade da equipe de força de vendas pode trazer soluções inovadoras para o negócio ao eliminar tarefas que eram realizados manualmente, agilizando a coleta de pedidos e melhorando o faturamento, por exemplo.

A automação de processos é uma tendência de nível global. Cada vez mais processos cotidianos presentes em nosso estilo de vida ou no setor empresarial serão simplificados e solucionados pela tecnologia.

A automação de processos faz parte de seu dia a dia de alguma forma? Deixe um comentário compartilhando sua experiência!