Categorias
Entregas Urbanas

Saiba como agilizar suas entregas urbanas

Se a sua própria empresa realiza o serviço de entrega das mercadorias, saiba que você tem uma grande responsabilidade em mãos. Esse serviço deve proporcionar conveniência aos consumidores e, mais do que isso, ser utilizada como meio de encantamento e fidelização.

O serviço de entrega influencia diretamente a experiência de compra dos clientes. Por isso, use estratégias para superar suas expectativas, gerando mais negócios para a empresa. Agilizar entregas é um dos principais fatores a serem considerados nesse sentido.

Pensando nisso, elaboramos 6 dicas para você melhorar os serviços de entrega onde é mais preciso: dentro das cidades. Confira!

1. Use GPS para otimizar e monitorar entregas

O rastreamento por GPS é indispensável para otimizar o desempenho da sua frota de entrega. Seguir seus veículos em tempo real ajudará a traçar rotas com maior eficiência, reduzir os custos com consumo de combustível e gerar conduções mais responsáveis pelos entregadores.

Outro fator importante do uso dessa ferramenta é que, ao saber exatamente onde cada veículo está, você poderá fornecer informações em tempo real aos clientes, respondendo rapidamente a pedidos urgentes.

2. Crie e implemente um sistema de entrega

Não confie o seu serviço de entrega somente aos colaboradores. Cada um fará do jeito que acha melhor e, sem controle, o departamento perde eficiência. Mude esse cenário. Pense em todas as etapas da expedição, desde o pedido até a entrega, e identifique pontos a serem melhorados.

Em seguida, crie um passo a passo a ser seguido pelos colaboradores para se certificarem de que tudo está sendo feito corretamente. Criar um padrão para os processos permite uma rápida identificação de falhas e correções mais rápidas ainda.

3. Confira os endereços dos clientes

É surpreendente como muitas empresas não verificam os endereços de seus clientes. Confiam apenas nos dados passados e acabam entregando em endereços falsos. Até descobrirem o verdadeiro local geram atrasos enormes.

Muitas vezes, o cliente passa um dado errado causando uma grande confusão na entrega. Mesmo que o erro não seja culpa sua, qualquer atraso refletirá uma imagem negativa da empresa na mente do público.

Para agilizar entregas, portanto, não confie só no cliente. Utilize ferramentas de apoio como recursos online (GPS, Google Maps, Lista telefônica online, etc.) para validar os endereços. Assim, garantirá a entrega para o lugar certo e em menos tempo.

4. Terceirize os serviços de entrega

Em alguns casos, pode ser mais eficiente terceirizar algumas ou todas as entregas. Por exemplo, se você normalmente executa rotas regulares para um determinado local, usar um serviço de correios ou outro tipo poderia atender melhor os clientes e também ser mais rentável para a empresa. No entanto, cada caso deve ser estudado.

5. Solicite feedback aos clientes

É difícil saber o que seus clientes realmente pensam sobre o seu serviço de entrega, a menos que você pergunte a eles. Por isso, sempre que puder solicite feedbacks em forma de comentários, sugestões, reclamações, etc. Assim, demonstrará que a empresa se importa e eles contribuirão com informações valiosas.

6. Unifique as informações em um dispositivo

O maior controle sobre as operações de entrega só será possível se você unir todas as informações em um local de fácil e rápido acesso. Então, aproveite a tecnologia móvel utilizando recursos e ferramentas dos tablets e/ou smartphones como aliados do negócio.

Assim, poderá colocar todas essas dicas em prática com maior eficiência e reduzir consideravelmente o uso de papel nos processos.

7. Crie um aplicativo para centralizar os serviços de entrega

Esse é um dos maiores segredos para agilizar entregas. Um aplicativo tem a capacidade de centralizar todas as operações de logística em um único local e com acessibilidade garantida para todos os envolvidos no processo. Não importa o local que esteja ou a hora, se precisar acessar as informações, basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet em mãos.

O serviço de entrega é de vital importância para qualquer negócio por proporcionar um contato direto com o cliente. Então, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas e impulsione o seu negócio.

E você, o que faz para agilizar entregas no seu negócio? Conte para a gente nos comentários!