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O que é o empoderamento do promotor de vendas?

Muitos gestores de pontos de venda (PDV) se deparam com a circunstância de cumprir metas cada vez mais ousadas para suas empresas. Ao tratar desta questão, o empoderamento do promotor de vendas se destaca como uma das possíveis soluções a serem implementadas.

Um importante recurso que serve ao objetivo de empoderar os promotores de vendas é a tecnologia. O mercado hoje oferece alguns aplicativos capazes de auxiliar na gestão de vários processos de trabalho em um PDV, conferindo maior autonomia aos promotores.

Isso envolve maior participação desses colaboradores em diferentes momentos e a possibilidade dos gestores intervirem nos pontos de venda de forma ágil e a distância.

Acompanhe aqui como lidar com o empoderamento do promotor de vendas: o que vem a ser esse conceito, qual é o perfil de um bom promotor de vendas e como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo.

O empoderamento enquanto responsabilização

O processo de empoderamento do promotor de vendas vai muito além da simples delegação de tarefas — afinal, empoderar pressupõe responsabilização. Isso significa promover um trabalho de integração do colaborador com todo o setor de vendas da empresa (desde o chefe mais imediato, até as instâncias mais elevadas) no sentido de torná-lo responsável pelo fracasso ou pelo sucesso da organização.

Neste sentido, deve ser mostrado a ele que o trabalho do promotor é fundamental. É impossível chegar a isso sem um bom sistema de incentivos. Com isso, o promotor deve ter condições de vislumbrar uma trajetória ascendente no negócio, com condições de chegar a cargos mais altos, por exemplo.

O perfil desejável de um bom promotor de vendas

Um bom promotor de vendas deve prezar pelas seguintes características:

Organização

Este um ponto central do dia a dia de qualquer promotor de vendas. Pode-se dizer que não existe um PDV operando de forma satisfatória sem organização. Tudo em um PDV exige organização: precificação, manutenção dos produtos nas gôndolas, apresentação do material de divulgação da marca, entre outras coisas.

Criatividade

Trata-se de uma característica que pode se tornar um diferencial. Promotores de vendas criativos são aqueles que buscam soluções inovadoras em seu ambiente de trabalho. É possível ser criativo em diferentes momentos — desde a abordagem junto ao cliente até a forma de apresentar o produto.

Responsabilidade

Soa óbvio dizer que qualquer profissional deve ser responsável em seus compromissos de trabalho. No entanto, este é um ponto sensível na rotina de um promotor de vendas.

Neste caso, ser responsável significa não se atrasar em suas visitas às diferentes lojas que pretende visitar em um dia, nunca deixar faltar os produtos de sua marca no PDV, entregar nos prazos estabelecidos balanços para os gerentes e assim por diante.

Um ponto interessante a se destacar é que, com a mobilidade corporativa trazida por apps voltados para gestão de PDVs, é possível acompanhar a entrada e a saída do colaborador por meio de ponto eletrônico a ser registrado em celular ou tablet. Ou, ainda, roteirizar o caminho do promotor ao longo do dia, de modo a evitar atrasos.

A tecnologia como ponte para o empoderamento do promotor de vendas

Pensando na rotina de trabalho de um promotor de vendas e de possíveis formas de alcançar seu empoderamento, a tecnologia se torna uma preciosa aliada. Atualmente, há aplicativos que podem auxiliar o promotor em diferentes atividades de um PDV a partir de funcionalidades como: controle de estoque, precificação e leitura de código de barras, por exemplo.

Mais do que uma ajuda nessas tarefas, o controle e a gestão das informações geradas nesses diferentes processos de trabalho de forma remota representa mais rapidez nas decisões, melhora a comunicação e, consequentemente, traz melhores resultados nas vendas. Tudo isso se dá com o promotor de vendas agindo de forma mais autônoma.

Implementar a cultura participativa do empoderamento é algo central para a boa gestão de um PDV. Contudo, levar esse conjunto de ideias à prática nem sempre é simples. Requer dos gerentes e demais gestores das organizações uma boa gestão de recursos humanos, investimento em tecnologia e constante avaliação dos processos de trabalho em curso.

E aí? Gostou da nossa análise sobre empoderamento do promotor de vendas? Conta pra gente nos comentários.