Categorias
empresa de aplicativos corporativos

Como escolher uma empresa de aplicativos corporativos

Investir em aplicativos corporativos é essencial para auxiliar as empresas que desejam faturar cada vez mais. Realizada pela PwC, a pesquisa Total Retail Brasil 2016 mostra que os dispositivos móveis já são uma ferramenta consagrada pelos consumidores na hora da compra de produtos. Além de facilitar a vida do usuário final, as aplicações para smartphones e tablets ajudam empresas a gerenciarem seus processos nas mais diferentes áreas, como controle de estoque, logística e trabalho em campo.

A melhor opção para uma marca que deseja ter um aplicativo próprio é procurar por empresas especializadas neste tipo de serviço e que ofereçam uma construção customizada de tecnologia, como é o caso dos parceiros da uMov.me.

Autônomos podem apresentar excelentes currículos e referências profissionais. No entanto, empresas de diferentes setores, como indústria, devem dar preferência, para firmas mais especializadas por diversos fatores. Entre eles, profissionalismo, comprometimento, segurança jurídica e suporte.

É importante tomar certos cuidados ao escolher uma empresa de aplicativos corporativos que irá desenvolver uma boa plataforma. Veja algumas dicas práticas para escolher uma desenvolvedora:

Verifique os trabalhos anteriores da empresa

Uma forma eficaz de escolher uma boa empresa de aplicativos é dar uma olhada no portfólio desta companhia. Ter uma ideia de projetos desenvolvidos anteriormente, bem como a qualidade empregada nestas criações, deve ser levado em consideração para fechar um bom negócio.

São diversas as empresas de construção de aplicativos corporativos que oferecem seus serviços. Algumas delas, porém, não possuem profissionais em quantidade suficiente para um bom atendimento e nem tecnologia atualizada. Verificar os demais clientes destes criadores de programas dá uma ideia do tipo de porte que ela costuma e tem capacidade para fornecer serviço.

Certifique-se que a tecnologia é compatível com os sistemas já usados

Plataformas de gestão, como ERP, TMS, WMS e CRM, normalmente já são usadas por companhias que buscam empresas de aplicativos. É importante ter certeza que as novas tecnologias suportarão integração com estas plataformas.

Os parceiros da uMov.me são focados em produção de aplicativos corporativos eficazes e que se conectam com vários sistemas de forma adequada.

Saiba como é o suporte antes de fechar contrato

Uma das grandes reclamações de clientes de empresas de tecnologia é o péssimo atendimento no suporte. Desta forma, as boas companhias são preocupadas em oferecer um atendimento bom e positivamente diferenciado aos seus parceiros. O atendimento pode ser acordado formalmente por meio de contrato, em alguns casos.

Durante o processo de criação do aplicativo, é importante também que as demandas sejam atendidas e levadas em consideração pelos desenvolvedores. Bater um papo com representantes de uma ou duas possíveis fornecedoras para debater questões de custos, tempo de desenvolvimento e teste pode ser uma espécie de teste para verificar a atenção despendida com a clientela.

Dê preferência para interatividade

São inúmeras as opções de interatividade em um aplicativo, ainda mais os construídos a partir do zero.

As criações atuais permitem o registro de imagem, leitura de código de barras, assinaturas de entregadores e recebedores, impressão de documentos e coordenadas GPS, mas necessitam de desenvolvedores atualizados com as novidades do mercado.

Portanto, dê preferência para uma empresa de aplicativos moderna e que preze pela interatividade.

Opte pelos aplicativos corporativos criados em MEAPs

A linguagem Mobile Enterprise Application Platform (MEAP) é essencial para que o mesmo aplicativo rode em dispositivos móveis Android e iOS sem que os desenvolvedores precisem fazer dois serviços.

Além disso, o MEAP contém infraestrutura escalável para suportar a evolução de dispositivos e usuários e suporta também que certas atividades sejam feitas no modo off-line. Aplicativos criados por Mobile Consumer Apllication Platform (MCAP) são mais voltados ao consumidor final e Mobile Application Development Platform (MADP), que abrange B2B e B2C, são mais antigos e costumam ser mais “engessados”, não atendem bem a nenhum dos públicos.

Empresas de aplicativos especializados

Os parceiros da uMov.me desenvolvem aplicativos corporativos para cada tipo de necessidade, a partir do briefing do cliente. Diferentes do que muitos especialistas oferecem, as aplicações não são prontas, mas criadas de acordo com cada necessidade e especificações. Altamente especializadas, Trade e Profit+ são criadoras de soluções eficientes e completas.

Um exemplo de desenvolvedora que trabalha com a plataforma uMov.me é a Alltrade, que criou um aplicativo para a realização dos processos de inspeção e supervisionamento dos estacionamentos administrados e gerenciados pela Moving | VINCI Park, uma das maiores do segmento no país.

Como funciona? O aplicativo disponibiliza um checklist com 120 perguntas para verificar as condições de cada uma das 180 unidades da rede. Mais de 200 funcionários da Moving já estão usando o app, que aumentou a qualidade e atualização dos dados obtidos.

Outro caso é da Lan Solver, que também utilizando a uMov.me, criou um aplicativo de checklist para a Engeman, empresa especializada em manutenção de antenas de telefonia espalhadas pelo Brasil.

A solução é considerada indispensável pelos técnicos, já os roteiros e agendamento de serviços são feitos graças a ela. Além disso, os colaboradores também utilizam o aplicativo para marcação do ponto eletrônico, essencial para contabilização da jornada de trabalho.

Redução de custos e segurança

Os aplicativos corporativos para controle de processos em empresas costumam se pagar em pouquíssimo tempo. Isso porque ao ter maior controle sobre as atividades de uma marca, seja na área de vendas, logística ou de atendimento do cliente, as empresas conseguem identificar gastos e excessos. Os clientes tendem a ficar satisfeitos com a resolução rápida e eficaz de problemas que possam ocorrer e se fidelizam ao prestador.

As soluções oferecidas por parceiros da uMov.me permitem automatização, monitoramento e gerenciamento feitos através de armazenamento em nuvem, sistema considerado muito mais seguro e prático que os data centers convencionais.

De acordo com o anuário Cisco Global Cloud Index (2015 – 2020), divulgado no fim de 2016, o serviço de cloud computing será responsável por processamento de 92% dos dados em 2020.

E você, está com dúvidas na busca por empresas para desenvolver aplicativos para o seu negócio? Deixe aí nos comentários pra podermos falar sobre isso!