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Experiência do usuário melhora a produtividade das equipes no PDV

experiência do usuário no PDV

Experiência do usuário melhora a produtividade das equipes no PDV

Encontrar soluções tecnológicas para otimizar processos se tornou uma saída inteligente para diversas empresas de ramos diferentes. Porém, muitas encontraram uma grande problemática na relação de colaboradores e tecnologia: a experiência do usuário (UX) não era assertiva e intuitiva.

Diversos softwares e aplicativos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) foram abandonados por uma UX ruim. Já no ambiente corporativo, uma navegabilidade ruim pode causar um efeito catastrófico: o app, ao invés de colaborar para a otimização, atrapalha e até atrasa os prazos dos colaboradores.

Há diversos motivos para que a experiência do usuário não seja adequada. Pode ser a interface mal-trabalhada, aplicativos lentos, navegabilidade ruim, e dificuldade para encontrar funções. E esses não são apenas desafios para colaboradores mais velhos e menos experientes com o uso da tecnologia.

No Trade Marketing, o desafio é o mesmo: encontrar soluções tecnológicas eficientes que ofereçam uma boa experiência do usuário. Dessa maneira, há um encontro significativo de duas estratégias que irão facilitar a manipulação de aplicativos mobile, e gerar mais produtividade para as equipes que atuam no PDV (Ponto de Vendas).

Para ser considerado um aplicativo com experiência otimizada, a plataforma deve oferecer intuitividade e facilidade no uso. A solução tecnológica deve ser clara, de fácil manipulação e com alta encontrabilidade das funções. O uso desses aplicativos deve ser ágil, e não gerar dificuldades para o usuário conseguir realizar tarefas dentro da plataforma.

Qual é o impacto de otimizar a experiência do usuário corporativo

Gerar melhores resultados para os clientes. Aumentar os lucros. Ter equipes mais eficientes. Garantir a felicidade e o prazer de colaboradores. Esses são os principais objetivos de qualquer empresa, e podem ser alcançados com uma única estratégia: o aumento da produtividade

Ao otimizar a experiência do usuário corporativo em soluções mobile a empresa está garantindo mais produtividade nas equipes. Em Trade Marketing, um aplicativo irá tornar as equipes que atuam no PDV ainda mais eficiente, tornando as tarefas mais ágeis e ampliando o poder da comunicação.

Com essas funcionalidades, o trabalho das equipes do PDV será simplificado e facilitado com o uso de uma única plataforma digital, com intuitividade. Os aplicativos possuirão operação on-line e off-line, ou seja, nunca se tornarão um problema na rotina de trabalho desses usuários.

Além disso, há ainda outros benefícios extremamente práticos. Entre eles, a geolocalização dos promotores, captura de imagens do PDV, e relatórios dinâmicos e configuráveis. São facilidades encontradas com o uso de soluções tecnológicas.

Por também facilitar o monitoramento das equipes, por parte dos supervisores, os aplicativos ainda geram outro impacto significativo: os colaboradores se tornam ainda mais engajados no trabalho, evitando atrasos e procrastinação de tarefas.

Portanto, ao otimizar a experiência do usuário corporativo, a empresa estará apostando em uma equipe com maior eficiência e produtividade. Dessa forma, haverá maior retorno financeiro e mais participação dos colaboradores. Esse impacto positivo é percebido de maneira instantânea, uma vez que os aplicativos são fáceis de serem manipulados – não havendo a necessidade de cursos, treinamentos, nem período de testes.

Funcionalidades que melhoram a experiência do usuário em PDV

As funcionalidades de um aplicativo são fatores determinantes para gerar uma melhor experiência do usuário corporativo em PDV.  Elas devem ser práticas e úteis, ou seja, ter uma importância e uma forte usabilidade nas tarefas comuns das equipes que atuam no PDV.

Por outro lado, essas funcionalidades devem ter fácil encontrabilidade e acessibilidade. A praticidade do acesso irá evitar perda de tempo, confusão e estresse nos colaboradores. Dessa forma, haverá uma melhor experiência do usuário na interface digital.

Por exemplo, com menus intuitivos, o usuário encontrará com facilidade todos os recursos disponíveis naquele aplicativo. Basta acessá-lo, usando um usuário (login), senha e ambiente. O aplicativo terá conexão direta com o GPS e a câmera do smartphone do usuário, funcionalidades importantes para a geolocalização e para a produção de fotografias do PDV, respectivamente.

Além disso, o usuário corporativo encontrará funcionalidades como o controle de estoques e frentes; atividades de pricing e concorrência; atividades de pesquisas e merchandising.

Essas são algumas funcionalidades que tem a ver com o desempenho das estratégias de Trade Marketing, e com a checagem dessas informações em tempo real é possível fazer melhorias no processo de maneira mais ágil e eficiente. Por exemplo, ao verificar problemáticas no PDV ou que os preços estão mais baixos na concorrência. É possível corrigir esses desvios e gerar soluções pelo próprio app.

Outra funcionalidade que gera uma maior praticidade é a operação de cliente oculto. É muito mais fácil capturar informações de modo sigiloso usando um dispositivo comum, que não chama a atenção. Além disso, a experiência do usuário é melhorada com a facilidade de possuir acesso rápido ao gravador de áudio para fazer entrevistas com consumidores e pesquisas de campo. O usuário também poderá fazer check-in e check-out no aplicativo, e produzir questionários e formulários dinâmicos.