Categorias
Inovação na logística

Inovação na logística da empresa: saiba como fazer

A inovação é um fator fundamental para a sobrevivência no mercado competitivo. Essa afirmação se torna ainda mais visível tomando como exemplo as grandes empresas que, apesar de sua qualidade, não conseguiram se adaptar às mudanças do mercado e assim perderam seu espaço e algumas até mesmo acabaram. Entre elas estão organizações como Kodak, Mappin, Olivetti, Varig…

E essa realidade se estende por todos os setores, incluindo o segmento da logística. Temos como exemplo as grandes transportadoras de carga Dom Vital e Tresmaiense, que faliram e sucumbiram.

Portanto, para garantir que sua marca não fique apenas nas lembranças, aposte na inovação logística da empresa. Como fazer? Para descobrir, confira nosso artigo!

Aposte na tecnologia em logística

A tecnologia é uma grande aliada da inovação. Porém, muitos ainda a associam a grandes equipamentos e programas muito caros e complexos. Os aplicativos, programas simples que podem ser usados a partir de celulares, são uma ótima alternativa para inovar com base na tecnologia, com baixos custos, maior mobilidade e flexibilidade.

Alguns aplicativos oferecem grande apoio na gestão logística da empresa, possuindo funcionalidades como organização de tarefas, controle orçamentário, ordem de serviço, armazenamento na nuvem, entre outros.

Forme parcerias

Os parceiros são aquelas empresas com as quais a sua instituição se relaciona, e ambas compõem uma relação de interdependência. Estreitar os laços dessas parcerias pode significar melhores acordos, negociações e condições de contrato.

Além disso, boas parcerias influenciam diretamente em seu nível de serviço. Um exemplo são os fornecedores, que possuem forte impacto na qualidade do produto e na experiência do cliente final.

Repense meios alternativos

Investir em meios de entrega alternativo é uma boa ideia para atender à demanda logística da empresa de forma correta, ágil e inovadora. A grande Amazon é um ótimo exemplo.

A empresa mantém a ambição de inovação logística e comprovou isso ao fazer parcerias com empresas de transporte aéreo, utilizar táxis e caminhões de entrega privada e até drones. Mas não é preciso ter um porte como o da Amazon. Alternativas como as bicicletas são ágeis, mais baratas e igualmente inovadoras.

Invista em treinamento pessoal

Por fim, para que sua empresa possa desfrutar das inovações logísticas, é imprescindível saber implantar uma cultura organizacional que realmente preze pela inovação. Sendo assim, o gestor é o ponto inicial para essas transformações no serviço prestado por sua organização.

Ao buscar seu próprio desenvolvimento pessoal, o gestor se torna mais aberto a novas ideias, inspirando também seus colaboradores.

Indiscutivelmente, a inovação é muito importante no meio empresarial. Sair da zona de conforto, se adaptar às tendências do mercado e conseguir se reinventar é um grande feito que garante sucesso para uma companhia. Nem mesmo as mais renomadas empresas podem fugir dessa realidade.

Para garantir que sua empresa se desenvolva competitivamente, se espelhe em boas referências e aposte em pequenas ações que geram grandes resultados. Quando o assunto é logística da empresa, olhar além dos horizontes gera um crescimento além da média.

E você? Procura sempre inovar na logística de sua empresa? Tem alguma outra dica interessante? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe suas opiniões conosco!