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Entenda a importância da mobilidade na ordem de serviço de manutenção

Uma das grandes despesas operacionais das empresas industriais é a manutenção dos seus ativos — o custo envolvido tanto nas manutenções preventivas quanto nas corretivas é muito alto. Uma ordem de serviço de manutenção é o ponto inicial para começar uma série de tarefas cujo objetivo final é deixar o equipamento em condição de uso.

Como as plantas fabris são instalações amplas, compostas de vários galpões e com uma gama enorme de máquinas de todos os portes, as equipes de manutenção necessitam se organizar, por isso, o planejamento para as tarefas preventivas normalmente são aprovados com antecedência.  No entanto, as manutenções corretivas são imprevisíveis e, às vezes, emergenciais.

Neste post, você terá uma visão da evolução dos procedimentos de manutenção e da importância de utilizar a mobilidade corporativa como ferramenta auxiliar. Confira!

Evolução nos procedimentos de manutenção

Até pouco tempo atrás, as equipes de manutenção precisavam imprimir suas ordens de serviço de manutenção ou acompanhar seus roteiros de trabalho pelas telas dos microcomputadores. Com as folhas em mãos, os técnicos executavam suas tarefas e anotavam as peças e os procedimentos efetuados.

Em seguida, as informações contidas nestas folhas eram digitadas nos sistemas para apontamento dos custos, registro das paradas e agendamento das próximas manutenções. No caso de manutenções corretivas, emergenciais, o esforço era ainda maior. Era necessária a montagem da equipe que efetuaria a correção e o seu deslocamento até o local da intervenção.

Com o uso dos dispositivos móveis, primeiramente com os palmtops, em seguida com os coletores de dados e, mais recentemente com os tablets e smartphones, a tecnologia passou a ser uma grande aliada das equipes de manutenção.

Utilização dos aplicativos

Atualmente, as tecnologias disponíveis facilitaram o desenvolvimento de aplicativos. Com estes apps, que podem rodar nos aparelhos listados no tópico anterior, os técnicos de manutenção passaram a ter à sua disposição uma ferramenta extremamente ágil.

Dotadas de interfaces com os sistemas de gestão das empresas (ERP), estas aplicações facilitam e aperfeiçoam os processos de manutenção. A ordem de serviço de manutenção é gerada automaticamente pelo ERP e é enviada para os técnicos encarregados da manutenção. O próprio sistema seleciona o pessoal disponível e que tenha o perfil adequado para a tarefa.

No caso de emergência, o sistema convoca os técnicos qualificados e emite a ordem de serviço de manutenção imediatamente. Todo o apontamento de peças e de tempo gasto é feito no dispositivo móvel e transferido para o ERP. Isso é feito online e evita que os registros sejam feitos por outra pessoa, como ocorria no passado recente.

Todo este trâmite é feito com rapidez, segurança e transparência, uma vez que os dados são introduzidos no sistema pelo próprio responsável pela atividade.

Ganhos nos procedimentos de manutenção

Vários ganhos são obtidos com a utilização de aplicativos e dispositivos mobile na ordem de serviço de manutenção. Entre eles podemos citar:

  • segurança da informação;
  • diminuição de falhas e erros;
  • rapidez na convocação;
  • agilidade na atualização dos dados no ERP;
  • monitoramento da equipe;
  • apontamento preciso dos tempos gastos com as atividades;
  • redução de custos;
  • acompanhamento online dos procedimentos que estão sendo efetuados;
  • maior produtividade da equipe.

Agora você já entendeu a importância da mobilidade na ordem de serviço de manutenção e avaliou seus ganhos.

Caso você queira aprofundar mais sobre o assunto e entender como a mobilidade corporativa pode ajudar no controle de ordem de serviço, clique aqui e leia nosso artigo sobre o tema.