Categorias
roteirizador

O que é algoritmo roteirizador?

O transporte corresponde a um dos maiores percentuais do custo logístico nas empresas. Para minimizar este custo as empresas investem maciçamente em capacitação profissional, melhoria de processos e inovações tecnológicas como o uso de um roteirizador.

Esta ferramenta é a cada dia mais essencial em virtude da complexidade das operações e do trânsito cada dia mais caótico, o que exige um nível elevado de planejamento e controle para garantir excelência no atendimento.

Mas o que é e como funciona o roteirizador? E o que a sua empresa pode ganhar utilizando um algoritmo no processo de roteirização? Confira nesse artigo!

O que é algoritmo roteirizador?

A roteirização é uma ferramenta tecnológica para o planejamento diário da operação de transporte e distribuição de mercadorias. Tem como principal objetivo planejar e controlar a operação de transportes.

As suas principais funcionalidades são: A definição de rotas, a programação de veículos de acordo com a rota percorrida e a determinação do tamanho da frota.

O que é preciso para utilizar?

A utilização do algoritmo não acontece diretamente. Para funcionar, ele precisa estar integrado por meio de um app. O módulo incrementa as funcionalidades do aplicativo e possibilita que as equipes de campo possam melhorar a performance — desde consultores e técnicos, até entregadores, promotores, vendedores e prestadores de serviço.

Como o roteirizador pode ajudar a sua empresa a controlar as equipes de campo e entrega?

A utilização de um software para definir os melhores roteiros a serem utilizados traz uma série de vantagens relacionadas à gestão de equipes externas. Dessa forma o roteirizador pode se tornar um grande aliado se você souber tirar dele o seu melhor. Vejamos como isto acontece:

Otimização de rotas

Você poderá ter certeza de que aplicará as melhores rotas para os membros de sua equipe externa, aumentando a eficiência de cada um deles, tornando o atendimento às demandas existentes mais ágeis.

Além disso, os custos com combustíveis tende a diminuir, aumentando assim a produtividade de toda a empresa.

Controle de jornada

A partir do monitoramento dos roteiros estabelecidos para os seus funcionários, é possível que você consiga otimizar o seu controle de jornada. Você saberá, exatamente, onde cada um deles está.

Saberá também quais os próximos clientes serão atendidos, e o tempo de deslocamento para chegar até o local.

Distribuição de tarefas

Quando toda a sua equipe já está na rua trabalhando e surgem novas demandas, você deverá definir quem irá atendê-las e como essas ordens de serviço serão reorganizadas na agenda de atendimento.

Com a utilização de um roteirizador, torna-se mais fácil a verificação do funcionário que pode chegar de forma mais rápida e sem se desviar das rotas para os próximos atendimentos.

Monitoramento de atividades

Para o gestor contar com esse sistema ajuda muito no gerenciamento do time, facilitando o controle das atividades de cada um deles. É possível mensurar a produtividade de cada membro levando em consideração o tempo de atendimento e o tempo do processo como um todo.

Contar com um algoritmo roteirizador certamente se traduzirá em aumento de produtividade das equipes externas e interna, bem como na melhoria no nível de serviço. O sistema de roteirização permite que o foco dos processos seja no atendimento ao cliente, reduzindo preocupação com a organização e o deslocamento, afinal o roteirizador fica responsável por tudo isso.

E você, já utiliza algum sistema roteirizador com algoritmo em sua empresa? Conta pra gente nos comentários.