Categorias
Prestação de Serviços Externos

Como ter mais agilidade na prestação de serviços externos?

Os serviços externos são muito importantes para o aumento da lucratividade das empresas, pois demonstram que a organização atende as necessidades do cliente e que possuem uma equipe eficiente para ir onde ele estiver.

Além da dificuldade de controle das ações de cada colaborador, as empresas precisam otimizar os processos, reduzir as despesas e encontrar maneiras de trazer mais agilidade nos serviços externos para conseguir atender um número maior de clientes.

Se sua companhia possui uma equipe de serviços externos e precisa que os profissionais agilizem suas atividades para aumentar a lucratividade, não deixe de conferir as nossas dicas!

Identifique as falhas

Primeiramente, é fundamental que seja realizada uma análise dos procedimentos operacionais para poder diagnosticar corretamente as falhas. Nesse post, são tratadas algumas das ações mais efetivas para agilizar os serviços externos, mas toda empresa possui particularidades que podem ser melhoradas.

Mapear e conhecer todos os processos do seu negócio contribui para a melhoria da operação. Identificar em qual etapa de um serviço externo a produtividade do profissional diminui e em que momento a agilidade é comprometida permite que sejam elaborados planos de ação estratégicos para cada oportunidade.

Planeje e organize a rotina da equipe

O planejamento permite que o gestor organize de maneira estratégica a rotina e as atividades da equipe externa. Quando os métodos e objetivos são bem definidos e alinhados com o grupo, a empresa consegue melhorar consideravelmente seus serviços fora da organização.

Saber o número de clientes a serem atendidos, a localização de cada um e estipular um tempo médio durante as visitas ajuda no planejamento das ações e contribui para que o tempo total de atendimento e de deslocamento seja reduzido.

Invista na capacitação

Funcionários capacitados conseguem agilizar o serviço externo e gerar um valor maior para o cliente. Um profissional devidamente treinado para atender seu público-alvo e com habilidades de negociação, oratória e empatia é capaz de captar as necessidades do cliente em um tempo menor sem necessariamente reduzir o preço para chegar a um negócio.

Além disso, também adquirem competências importantes para situações inesperadas e que requerem uma interpretação correta do problema e tomada de decisão acertada, ou seja, a capacitação permite um trabalho eficiente, com redução de erros e geração de valor.

Comunique-se claramente

Comunicar os objetivos, metas e prazos para todos os colaboradores dos serviços externos colabora para que os resultados apareçam dentro do tempo estabelecido. A comunicação deve ser clara para que o funcionário absorva corretamente o que é esperado.

O gestor deve estar disponível para esclarecer dúvidas e fornecer demais orientações a respeito do negócio, da otimização de rotas e do perfil do cliente.  A comunicação periódica de avaliação de desempenho também é fundamental, pois direciona o colaborador rumo ao desenvolvimento e demonstra reconhecimento pelo trabalho desempenhado.

Esse reconhecimento e esse envolvimento do líder com o crescimento profissional da equipe faz com que o grupo se sinta mais motivado e mais engajado no cumprimento de metas e no alcance de objetivos.

Invista em tecnologias para obter mais agilidade nos serviços externos

Existe no mercado uma grande diversidade de tecnologias que contribuem para a gestão de equipe externas. O investimento nesses sistemas é muito importante para uma organização que deseja se manter competitiva e controlar com eficiência seus profissionais.

Pesquise no mercado quais são as ferramentas existentes para conseguir encontrar a tecnologia que mais bem vai atender as necessidades de gestão em sua empresa, contribuir para o crescimento da organização e agilizar a operação.

O que você achou das nossas dicas? Conhece algum outro método que não foi citado nesse artigo? Então, deixe um comentário abaixo nos contando qual ação pode contribuir para uma maior agilidade nos serviços externos.