Categorias
Roteirização na planilha

Quais são os riscos de fazer roteirização de equipes externas em planilhas?

Administrar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil. Seja contratar novos funcionários ou analisar relatórios de produtividade, todas as atividades desempenhadas por um gerente empresarial devem ter assertividade e eficiência. Qualquer decisão ou análise equivocada pode colocar em risco a obtenção de bons resultados.

Nesse momento, coordenar de maneira correta o trabalho de sua equipe externa é fundamental na produtividade de uma gestão. Mas, infelizmente, alguns profissionais ainda utilizam planilhas para fazer a roteirização de seu time de trabalho e acabam cometendo erros que prejudicam seu desempenho.

Se você quer evitar essa situação e sair na frente de seus concorrentes, continue a leitura do nosso post de hoje e descubra o quão prejudicial isso pode ser para o seu negócio. Vamos lá?

Quais são os riscos de fazer roteirização das equipes externas em planilha?

A logística empresarial é algo essencial na obtenção de resultados positivos. A necessidade de programar viagens e visitas sequenciais aos seus clientes exige muito empenho de um gerente.

Com isso, a roteirização de sua equipe externa determina o sucesso de sua gestão. Esse planejamento visa atender às demandas de seus consumidores, sempre superando os obstáculos operacionais. Determinar o menor tempo e a menor distância, quantos e quais veículos devem ser utilizados e qual é o prazo de entrega são cruciais nesse momento.

Em alguns casos, essa questão pode não receber a devida atenção e causar grandes prejuízos. As planilhas de roteirização podem funcionar em situações isoladas, porém, quando se busca qualidade e bom rendimento, elas mais atrapalham do que ajudam.

Veja, abaixo, os riscos de sua utilização:

Falta de automação

A equipe externa de um empreendimento, em muitas situações, realiza diversas tarefas em um único dia. Acompanhar a movimentação de todos é impossível por meio de planilhas.

Além disso, caso aconteça algum imprevisto ou problema, essa ferramenta não permite que um empreendedor tome uma atitude que possa solucionar tal situação com rapidez.

Perda de informações

As informações de uma estrutura empresarial são fundamentais para o funcionamento de seus processos. Quando elas não condizem com a realidade, um gerente não consegue roteirizar com eficiência sua equipe externa.

Além do mais, dados podem ser duplicados ou apagados das planilhas de roteirização. Essas ocorrências prejudicam a produtividade de uma gestão e devem ser evitadas a todo custo.

Criação de rotas insuficientes

O trânsito, hoje em dia, é caótico e estressante. Criar rotas e distribuir tarefas em uma planilha pode parecer fácil e suficiente, porém o que acontece é exatamente o contrário.

Acidentes, engarrafamentos e até mesmo mudanças de planos podem alterar por completo o que foi planejado previamente.

Dessa forma, as planilhas não conseguem atender às demandas de roteirização de uma equipe externa ou criar a melhor sequência de entregas de produtos.

Quais são as alternativas às planilhas na roteirização?

Agora que você, nosso leitor, descobriu os riscos que o uso de planilhas pode trazer para um empreendimento, deve estar se perguntando qual é a melhor solução para esse problema, certo?

Os avanços tecnológicos permitiram o surgimento de plataformas completas para a gestão e para a operação das atividades de sua equipe externa. O acesso remoto e o ambiente nuvem permitem que um gerente acompanhe todas as atividades sob sua responsabilidade em um aplicativo móvel. Com isso, é possível integrar todos os sistemas e obter resultados surpreendentes.

Faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro que ofereça soluções que a sua gestão tanto procura. Além disso, lembre-se  de procurar profissionais experientes e com know-how de mercado, a fim de reduzir custos operacionais e aprimorar o trabalho de sua equipe externa.

E então, você descobriu os riscos que uma planilha apresenta à roteirização de seu negócio? Ainda tem alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários.